quarta-feira, 9 de abril de 2014

Emma - Jane Austen

Oi!
Pessoal, estive afastada do blog por um longo tempo porque minha irmã ficou doente e precisou de mais atenção... Bem na única horinha do dia que eu tinha livre para o blog.... Então...
Mas, agora que minha mana já está boa (eba!), vou voltar a ativa! Uhul!! 
E a boa de hoje é um livro de uma das minhas escritoras favoritas: Jane Austen. #boaleitura


O livro Emma foi o quarto que li da autora, depois de já ter lido Orgulho e Preconceito, Persuasão e Razão e Sentimento. Gostei de todos, todos tem a escrita Jane Austen de ser, levantando em romances de época temas que são assuntos que envolviam (e talvez ainda envolvam) a formação de um casal; como o status social, o orgulho, dinheiro, poder e outros. São livros que articulam bem o posicionamento e personalidades de cada figura envolvida; nos remetem ao espaço físico de uma Inglaterra cheia de jardins e bosques; inspiram nosso coração através dos sentimentos das jovens apaixonadas... Enfim, eu adoro! Já ouvi comentários dizendo que todos os livros da Jane Austen são iguais, mas discordo. Sim, a escrita parece mesmo e os livros são principalmente sobre amores, apesar de também nos alertar sempre para o modo de viver da sociedade da época, dentre outras coisas. 
Mas, vamos combinar que cada história é única por si só e me prendeu a atenção igualmente!


Falando especificamente de Emma,  posso dizer que foi o livro que mais me surpreendeu da autora.
Isso porque a personagem principal, que deu nome ao livro, por muitas vezes me irritou ao extremo e até a metade da história eu estava com vontade de odiá-la definitivamente. A moça parecia cruel, tentando adivinhar, julgar e predestinar um e outro conhecido, jogar com eles como se fossem fantoches, interferir com quem um ou outro deveria ou não casar... entre outras atitudes infantis e tolas.
Só que no fim do livro, eu já a tinha perdoado e estava gostando bastante de Emma! Por quê?
Ora, porque ela mesma percebeu que é falha e como uma boa humana, conseguiu rever seus conceitos. Ao perdoar Emma me senti perdoando um pouco a mim mesma ou qualquer outra criatura que, afinal, erra sem querer. 
E o que mais enobrece um homem do que perceber que tem atitudes erradas e por si mesmo conseguir se reinventar? Essa não seria uma das grandes belezas da humanidade; essa capacidade de se perceber imperfeito e ter a possibilidade de se repensar, reconsiderar, mudar de forma?
Para mim, Emma foi a personagem mais profunda de todas as criadas por Jane Austen, pelo menos das que já conheci.
Super recomendo essa leitura! :) 



6 comentários:

  1. Ai você quer me matar! Eu namoro "Emma" há um tempão, mas ainda não consegui a oportunidade de ler, e agora com essa resenha, preciso muito dele *chorando*...
    Da Austen só li "Orgulho & Preconceito" e "Persuasão". Comprei "Razão e Sensibilidade" em inglês, má ideia, não passei da décima página :/ Mas discordo muito de quem fala que os livros dela são iguais. Oi? Onde?
    Outro que quero muito ler é A Abadia de Northanger! *-*
    Enfim, o texto está ótimo, como sempre, adorei a parte que você grifou, porque é 100% verdade! E que bom que a sua irmã já está melhor! \o/
    Muitos beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tici, também quero ler esse outro livro dela... já tenho, pretendo ler ainda esse semestre...rs Que bom que gostou do texto! :)
      Bjs

      Excluir
  2. morro de vontade de ler algo dessa escritora!!!
    igual tem gente que fala que todos os livros do green são iguais. Tem todos a mesma essência, sabe? a mesma escrita maravilhosa do green, os mesmo gosto do green, e que narram adolescentes típicos norte-americaons, é mais ou menos isso que acontece nos livros da moça???
    *sabe por qual dele vocÊ começa, a culpa é das estrelas, depois teorema katherine, depois quem é você, alsca? e por ´ltimo cidades de papel, para começar com o pior, e chegar a glória no finzinho! mesm oachando cidades de papel melhor, meu preferido dele ainda é qev,a? djkshdjs*
    beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, lê sim, vc vai gostar!!
      Obrigada pelas dicas do Green! :)
      Bjs

      Excluir
  3. Eu sou louca pra ler algum livro dela, todo mundo fala sobre ela, jesus, eu realmente preciso ler algum livro dela e cada vez que leio resenha de algum deles eu fico com vontade de ler todos eles.

    sobela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lê sim, Isabela! É muito bom!! :) Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu