quinta-feira, 10 de abril de 2014

Carmen - Ópera no Theatro Municipal do Rio

Oi!
Acabei de chegar da rua, fui assistir a Ópera Carmen e tenho que dormir, mas...
Preciso escrever um pouquinho porque foi simplesmente sensacional!! #boavisita

CARMEN

Como você pode ler apertando ali na Carmen acima, a ópera estreou hoje no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma obra prima, do francês Georges Bizet.
É uma história de amor, na qual D. José - que poderia muito bem se casar com uma mocinha correta e viver uma vida honesta - se apaixona por Carmen, a cigana. Por essa paixão, o rapaz larga seu emprego (era um soldado), sua namorada antiga, sua mãe; e vai viver como contrabandista com os amigos da cigana.
Não vou contar o final, caso você tenha interesse pode pesquisar a história no Google que consegue todos os detalhes, mas não espere um "felizes para sempre". E considero que faz todo o sentido esse desfecho. A luxúria envolveu D. José em um jogo confuso e tortuoso, que me pareceu ter retirado tudo o de simples e verdadeiramente amoroso que havia dentro dele. O desejo passional instintivo fez dele um homem sem vida própria - cujo único fio de sentido que o ligava ao viver era uma paixão doentia por uma cigana volúvel.

Deixei o Theatro Municipal pensando em como podemos nos encantar por situações que nos parecem, em determinado momento, mais apaixonantes e sensuais e isso acaba por ser um grande engano. O sedutor nem sempre é o que oferece o nosso verdadeiro encontro com nós mesmos, muito pelo contrário, pode nos destruir. Estar atento ao que realmente somos e permanecer no nosso caminho, por mais que não seja tão luxuoso ou aparentemente não tão envolvente, mas que seja o nosso próprio caminho; isso sim é uma escolha feita com amor. Amor ao que somos e ao que construímos; ao que vamos construir. O resto é matéria que parece ser mais irresistível: não passando de fogo de palha ou, pior, incêndio em nós mesmos.
Enfim, já é bem tarde e amanhã acordo cedo... Tinha que contar aqui o quanto essa ópera é boa! A produção do Theatro Municipal foi incrível, tudo é mágico: figurino, cantores, orquestra, palco, luzes, detalhes, jóias da Carmen...
Fiquei surpreendida em cada instante, foi um espetáculo lindo, maravilhoso!! Bravo!! Se você mora aqui no Rio, tenta ir... Super recomendo! :)

8 comentários:

  1. Lu! A minha mãe foi! Exatamente ontem, exatamente na estreia! Por acaso você não viu ela lá, não? rsrs Eu adoro o Theatro Municipal, tenho uma paixão incompreensível por aquele local, mas ultimamente não tenho ido porque a minha mãe consegue o ingresso de graça, mas só para quem já senior :( Só assisti a uma ópera lá, mas ballet eu faço de tudo para ir, gosto muito!
    Mais uma vez, texto lindo, reflexão incrível, realmente nem sempre o que nos seduz é o melhor para gente! Super feliz que curtiu a ópera em todos os aspectos! ♥
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tici, que legal!! Será que vi sua mãe e não sei? rs...
      Tb adoro o Theatro, cada vez mais... não é toda ópera que gosto, costumo preferir balé ou só orquestra, mas essa me seduziu...rs...
      Obrigada por estar sempre presente no blog, você me dá forças para acreditar que o que fazemos aqui vai para um além do texto até, é uma rede do pensamento! Isso é o que mais me emociona, pensar, fazer pensar, ser ajudada a pensar ainda mais... Vamos que vamos! :)
      Bjs
      Bjs

      Excluir
  2. Não conhecia e nem moro no RJ ): Achei bem legal o enredo, deve ser fantástico.

    http://indecision-s.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Qd coloco esse posts de lugares no Rio ou outro território específico para visitar sempre penso que posso acabar excluindo quem mora longe e isso é chato... desculpe...
      Mas, a história de Carmen é um clássico, independente do território e do tempo em que estamos... e só de você ter achado o enredo legal já me deixa feliz porque qd a oportunidade de assistir uma ópera assim bater em sua porta, talvez você lembre de mim...rs... :)
      Além disso, escrevendo mais sobre lugares legais como museus e teatros para visistar, gostaria de deixar a seguinte mensagem generalizada: "olha quanta coisa legal está acontecendo lá fora, seja onde for, vamos sair e procurar essas coisas!!"

      Acho que me empolguei escrevendo sua resposta...rs... Esses meus pensamentos davam para escrever outro post até...rs

      Bjsss

      Excluir
  3. Como as criticas de alguns são opostas ao que você descreve. Irei assistir dia 19.
    Uma pena que no Rio de Janeiro, as criticas não sejam isentas de politicagem barata. São capazes de destruir um espetáculo quando não podem destruir o alvo de suas iras.
    Ainda bem que existem outras sensibilidades. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário, Rodrigo. Concordo com você. O intuito aqui é mostrar a minha opinião e promover pensamentos que estejam fora da politicagem barata e dentro do que for propulsor de arte.

    ResponderExcluir
  5. Também adoro ópera. Neste mês pretendo assistir a uma apresentação de orquestra sinfônica no Theatro Municipal.

    abraços!

    Teorias do Leão da Montanha
    Curta: Teorias do Leão da Montanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal! Vai sim! Adoro quase tudo lá no Municipal! :)

      Excluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu