sexta-feira, 21 de março de 2014

Chaplin

Oi!
Hoje vi (de novo) um filme lindo! :) 
#bomfilme


O filme Chaplin foi um presente maravilhoso que ganhei do meu irmão! Nem sabia da existência desse filme até o Dudu chegar aqui em casa com o embrulho. Agora, toda vez que tiro um tempinho para assistir, fico maravilhada! 

O filme foi dirigido por Richard Attenborough e é baseado em dois livros que são a biografia do autor: "Minha Autobiografia" e o "Chaplin Sua Vida e Arte". O elenco é de primeira qualidade e cada cena me envolve por completo!

Até assistir ao filme, nunca tinha pensando na história de vida do Chaplin, apesar de adorar sua obra! Inclusive, tem um quadro dele no meu quarto, o acho simplesmente perfeito! Era da minha mãe, mas acabei me apossando "sem querer"... rs


Bom, retornando ao tema principal (rs), a verdade é que o filme me surpreendeu positivamente e muito! Além de ser bem feito, no que eu entendo, veja bem, nunca fiz Cinema ou algo parecido... Sou apenas uma apaixonada por essa forma de arte... Mas, as cenas e a forma como revelam a trajetória de Chaplin são delicadas e de tamanha sensibilidade para com a história de vida desse grande artista! Nós não encontramos nele um homem apenas bondoso, um vilão, um anti-herói ou um herói ou um rótulo qualquer que seja... Charles Chaplin é um ser humano com seus defeitos e qualidades, que se esforçou bastante para realizar grandes trabalhos: e assim o fez.

Estava aqui pensando se eu devia contar um pouco da história... sobre sua infância difícil em Londres, seu desenvolvimento profissional nos EUA, seu exílio na Suíça, seus casos de amores ou das dificuldades de sua mãe... Mas, isso está descrito na própria capa do filme e, depois do Google, acredito que deva ser fácil descobrir um pouco mais sobre os detalhes dessa biografia. E ainda tem como ler os livros nos quais o filme se baseia, aliás, alguém quer me presentear? Rs...

Todos esses detalhes da história de Chaplin, vou deixar em suspenso mesmo para que a sua curiosidade (se é que alguém está lendo esse texto...) fique mais forte. Sim, fique curioso! Corra atrás da obra de Chaplin e desse filme principalmente, se você ainda não o viu... É uma história encantadora e nos revela, afinal, o humano escondido na arte imortal e o que a arte esconde de humana, de incompleta, de angustiante para quem espera fazer mais através dela. 

Mas, veja bem, agora que estou escrevendo essas palavras e pensando melhor; é exatamente por sermos incompletos que há arte... É o que nos suporta na vida, o que responde ao vazio de existir, o que possibilita a imortalidade em um ser finito.

Conclusão, super indico!! :)



8 comentários:

  1. Oi Luiza, tudo bem? Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário. O livro pode ser adquirido no site da Loja Singular http://www.lojasingular.com.br/perdoe-me-tanto-laque_9788564914476.html
    Ele também está sendo vendido na Saraiva e na Cultura, mas o prazo de entrega deles é uma piada. Na Singular, parece-me que é de sete dias apenas. =)
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Juliana!! E Parabéns!!! Você é ótima!!! :) Bjs

      Excluir
  2. Ahh! Fiquei com muita vontade de ver!
    Obrigada Lu! :D

    ResponderExcluir
  3. "É uma história encantadora e nos revela, afinal, o humano escondido na arte imortal e o que a arte esconde de humana, de incompleta, de angustiante para quem espera fazer mais através dela." Onde clica para curtir esse pedaço mil vezes?
    Sério, menina, você escreve super bem, pega uma palavra simples aqui e ali, junta tudo e puft transforma numa bela mensagem!
    Enfim, não conhecia esse filme, só conheço o que a maioria conhece do Chaplin :( Vou procurar saber mais! \o/

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito muito muito obrigada Tici!
      Esse elogio, vindo de uma pessoa que escreve tão bem como você, vale ouro! :)
      O filme é muito legal, se puder, vê sim! Bjs

      Excluir
  4. Não conhecia o filme e também não sei muito sobre a história de Chaplin. Adorei a resenha.

    http://indecision-s.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anna! O filme é bem legal, se puder ver, vale muito! até! :) Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu