quinta-feira, 6 de março de 2014

1808

Oi!
Hoje minha proposta é escrever sobre o livro 1808. #boaleitura


O livro foi escrito pelo Laurentino Gomes no ano de 2007 e é da Editora Planeta do Brasil.
Conta a História, como o próprio nome sugere, do ano de 1808, e dos anos próximos ao referido, no qual a família real portuguesa se mudou (fugiu) para o Brasil.
Esse acontecimento histórico todos nós já estudamos no colégio, claro. Mas, não da forma clara como esse livro nos apresenta.
Através da escrita envolvente de Laurentino, temos a dimensão das causas e consequências das ações da realeza portuguesa no nosso país e no mundo em geral. 
Podemos enxergar as figuras do rei D. João, sua esposa, Napoleão, o povo de Portugal e do Brasil; como pessoas reais - de carne e osso com suas fraquezas e virtudes - vivendo e encontrando as soluções que lhes eram possíveis dentro do contexto da época.
Quero dizer, de certa forma, ao ler o livro você saí do distante e pouco compreensivo "decoreba" de datas e nomes e se encontra diante da realidade. A cada página lida, eu podia imaginar o filme da derradeira história brasileira na minha mente.
Muitas vezes fiquei com raiva dos acontecimentos do passado; da descrição da escravidão, das atitudes (ou falta delas) de D. João, Carlota Joaquina, da falta de modos higiênicos do povo...
Mas, ao terminar de ler o livro, me senti agradecida pelo autor ter me dado a oportunidade de finalmente conhecer a História!
Além de ter adorado as gravuras do livro, que contribuíam muito com a minha imaginação.

Gostei tanto de ler o 1808 que já estou lendo o 1822 (que estou achando ainda melhor) e logo logo volto para escrever sobre ele!
Super indico! :)



3 comentários:

  1. Ahh, to doida pra ler esses livros *-*
    Principalmente o 1822! Adoro a dona Leopoldina, hauea! Fiquei fissurada na família imperial logo após visitar o museu de Petrópolis hahaue! Bjão!
    www.terradashistorias.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, acho que estava precisando de um texto como o seu para me decidir. Sempre tive aquela vontade, mas nunca peguei pra ler. Bem, depois de ler sua opinião, decidi que farei isso assim que possível!

    Obrigada!
    Um beijo!
    http://cheirando-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, muito obrigada por seus comentários! Fiquei muito feliz!
      Também adorei o blog de vocês e vou acompanhar suas postagens! :)
      Bjs!

      Excluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu