quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O Mal-Estar na Civilização - Freud

Oi!
Gente, minha vida está uma loucura e tenho estado sem tempo...
Mas, não vou abandonar esse blog aqui não; ele é parte importante da minha alegria!
E, para tentar retornar aos trabalhos, vou deixar aqui algumas quotes de um livro belíssimo: "O Mal-Estar na Civilização" do meu querido Sigmund Freud! Na minha humilde opinião, se trata de uma longa e bem escrita investigação sobre a felicidade...
O cara escrevia tão bem que até os que não gostam muito de Psicologia podem adorar essas frases!!
Espero que gostem!! :) #boaleitura


"É difícil escapar à impressão de que em geral as pessoas usam medidas falsas, de que buscam poder, sucesso e riqueza para si mesmas e admiram aqueles que os têm, subestimando os autênticos valores da vida."

"Estou falando, claro, daquela orientação de vida que tem o amor como centro, que espera toda satisfação do amar e ser amado."

"Aqui podemos transitar para o caso interessante em que a felicidade na vida é buscada sobretudo no gozo da beleza, onde quer que ela se mostre a nossos sentidos e nosso julgamento, a beleza das formas e dos gestos humanos, de objetos naturais e de paisagens, de criações artísticas e mesmo científicas."

"Existem, como dissemos, muitos caminhos que podem levar à felicidade, tal como é acessível ao ser humano, mas nenhum que a ela conduza seguramente."

"A ordem é uma espécie de compulsão de repetição que, uma vez estabelecida, resolve quando, onde e como algo deve ser feito, de modo a evitar oscilações e hesitações em cada caso idêntico. O benefício da ordem é inegável; ela permite ao ser humano o melhor aproveitamento de espaço e tempo, enquanto poupa as suas energias psíquicas."

"Beleza, limpeza e ordem ocupam claramente um lugar especial entre as exigências culturais."

"A vida humana em comum se torna possível apenas quando há uma maioria que é mais forte que qualquer indivíduo e se conserva diante de qualquer indivíduo. Então o poder dessa comunidade se estabelece como "Direito", em oposição ao poder do indivíduo, condenado como "força bruta". Tal substituição do poder do indivíduo pelo da comunidade é o passo cultural decisivo."

"Boa parte da peleja da humanidade se concentra em torno da tarefa de achar um equilíbrio adequado, isto é, que traga felicidade, entre tais exigências individuais e aquelas do grupo, culturais; é um dos problemas que concernem ao seu próprio destino, a questão de se este equilíbrio é alcançável mediante uma determinada configuração cultural ou se o conflito é insolúvel." 

"A separação da família torna-se para todo jovem uma tarefa, na solução da qual a sociedade com frequência o ajuda por meio de ritos de puberdade e iniciação. Vem-nos a impressão de que estas são dificuldades inerentes a todo desenvolvimento psíquico - e mesmo orgânico, no fundo."

"A existência desse pendor à agressão, que podemos sentir em nós mesmos e justificadamente pressupor nos demais, é o fator que perturba nossa relação com o próximo e obriga a civilização a seus grandes dispêndios. Devido a essa hostilidade primária entre os homens, a sociedade é permanentemente ameaçada de desintegração."

"A civilização tem de recorrer a tudo para pôr limites aos instintos agressivos do homem, para manter em xeque suas manifestações através de formações psíquicas reativas."

"Evidentemente não é fácil, para os homens, renunciar à gratificação de seu pendor à agressividade; não se sentem bem ao fazê-lo. Não é de menosprezar a vantagem que tem um grupamento cultural menor, de permitir ao instinto um escape, através da hostilização dos que não pertencem a ele. Sempre é possível ligar um grande número de pessoas pelo amor, desde que restem outras para que se exteriorize a agressividade."

"Agora, acredito, o sentido da evolução cultural já não é obscuro para nós. Ela nos apresenta a luta entre Eros e morte, instinto de vida e instinto de destruição, tal como se desenrola na espécie humana. Essa luta é o conteúdo essencial da vida, e por isso a evolução cultural pode ser designada, brevemente, como a luta vital da espécie humana. E é esse combate de gigantes que nossas babás querem amortecer com a "canção de ninar falando do céu"!"

"A meu ver, a questão decisiva para a espécie humana é saber se, e em que medida, a sua evolução cultural poderá controlar as perturbações trazidas à vida em comum pelos instintos humanos de agressão e autodestruição. Precisamente quanto a isso a época de hoje merecerá talvez um interesse especial. Atualmente os seres humanos atingiram um tal controle das forças da natureza, que não lhes é difícil recorrerem a elas para se exterminarem até o último homem. Eles sabem disso; daí, em boa parte, o seu atual desassossego, sua infelicidade, seu medo. Cabe agora esperar que a outra das duas "potências celestiais", o eterno Eros, empreenda um esforço para afirmar-se na luta contra o adversário igualmente imortal. Mas quem pode prever o sucesso e o desenlace?"

18 comentários:

  1. Olá, Luuu! Saudades! Minha vida também está entrando numa fase mais ocupada e sempre dói quando a gente n consegue postar no blog, né? Mas fico muito contente em saber que vc n vai abandonar o blog! \o/
    Adorei as frases, mas a minha preferida é a que fala dos caminhos para a felicidade. Ela é bem simples e significa muito! <3 Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo frases e sim, adorei essas, a que me chamou mais atenção foi "Beleza, limpeza e ordem ocupam claramente um lugar especial entre as exigências culturais." pior que é rs'

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. "Beleza, limpeza e ordem ocupam claramente um lugar especial entre as exigências culturais" é uma afirmativa simplória, mas com significados diversos. Notei mesmo que você sumiu por uns dias, não é mesmo fácilarranjar tempo para blogar. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      Vários significados, não é?! :)
      Sempre vou tentar voltar...rs bjs

      Excluir
  4. Oi Lu!
    Bom, eu sou um dos que você falou que mesmo não gostando de psicologia poderia gostar rsrsrs

    Demais: "Existem, como dissemos, muitos caminhos que podem levar à felicidade, tal como é acessível ao ser humano, mas nenhum que a ela conduza seguramente."

    Legal o seu blog
    Beijos
    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  5. Adoreeeei as frases, e tô louca pra comprar um livro do Freud *-* ahaha

    http://listadasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Bateu a saudade agora, do tempo da escola em que estudava Freud.
    Ainda não tenho nenhum livro dele, mas vou corrigir isso.
    Adorei aas frases.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu! Também ando muito ocupado ultimamente e quase não tenho tempo para postar no meu blog. Adorei as quotes e fiquei com uma vontade danada de ler o livro do Freud!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza, tudo bem?
    Entendo bem do que está falando, também precisei sumir um pouco, mas como você, adoro ler e o blog também é minha paixão.
    Escolheu algumas passagens bem fortes, com certeza me fez pensar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, tudo bem?
    Estou com você, tá ruim vir postar sempre no blog.
    Agora a escola tá corrida como é final de ano, com vários trabalhos e provas. Ainda bem que deu tempo de eu passar aqui no seu blog.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Frases incríveis, Lu! Freud era um gênio.
    Vou procurar por esse livro.
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou morrendo de vontade de ler esse livro já faz um tempinho. Agora então...
    Beijo! ^_^
    Eduarda, do Maquiada na Livraria.

    ResponderExcluir
  12. Essas citações são excelentes. Assim que tiver a oportunidade, lerei o livro, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  13. Também ando super sem tempo, mas também vou continuar com o blog
    Entendo você muito bem
    E não conhecia esse livro, mas gostei bastante da dica
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Excelente escolha das citações. Não conhecia esse livro do Freud, você já o resenhou? Bom, eu vou procurar alguma resenha dele. ;)
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lu.
    Tudo bem?
    Pois é, a vida é corrida mas ter um tempinho por blog sempre anima a gente, né?
    Que interessante esse post, gostei muito.

    BIO-LIVROS

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu