quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

Oi!
Hoje vou escrever um pouco sobre o último livro que li, O Morro dos Ventos Uivantes... #boaleitura
E, claro, depois de lê-lo fiquei curiosa para assistir o filme com o mesmo nome...


O Morro dos Ventos Uivantes é uma obra da escritora Emily Brontë, publicada em 1847
Como nos livros da também inglesa Jane Austen, as paisagens que são descritas me fazem imaginar campos lindos, amplos e bem legais para passear...
Enfim, o livro:
Vou logo avisando que não indico esse livro para qualquer leitor.
Se você é do tipo que gosta mais de fantasia ou desses romances mais açucarados... não sei se vai gostar, hein... não sei.
Esse livro é um clássico intenso e já terminei de ler tem uns dias, mas até agora estou pensando e tirando novas conclusões sobre a história.
Eu adorei o livro!! Mas, não é para qualquer momento... E minha leitura foi um pouco vagarosa, por conta das cenas tristes que eu ia lendo...
Mas, é ótimo e eu ainda me lembro de uma amiga que, quando eu tinha lá meus 13 anos, me ligava toda noite para dizer o quanto esse livro é bom e estava amando a leitura! Anos depois, tomei coragem para enfrentar a história que essa amiga tanto me contava...

Vou transcrever, aqui embaixo com essa cor diferente, exatamente o que está escrito na sinopse para vocês não dizerem que contei demais:
O Morro dos Ventos Uivantes narra a história do órfão Heathcliff e de seus irmãos de criação, Catherine e Hindley. Maltratado e humilhado por Hindley, e apaixonado por Catherine, que se casa com o nobre Edgar, Heathcliff desaparece e retorna rico, anos depois, em busca de vingança.

Bem, o livro revela mais momentos tristes e tempestuosos do que felizes. Aliás, lá no comecinho, quando tudo parecia estar bem, afinal... me vem a verdade:

"Essa felicidade terminou. No final das contas, todos nós temos de contar é conosco mesmo. Os bons e generosos são apenas mais sabiamente egoístas do que os dominadores." 

E, gente, como eu sofri... Como quase indiquei uma psicóloga para essas personagens... Como quase entrei no livro para parar alguma briga...

Senti que eu era como o inquilino que escutava essa história (quem leu, sabe) e se colocou na posição de um conhecido na vida daquelas pessoas da narrativa. Tanto que, depois de um tempo, resolveu passar pelo Morro dos Ventos Uivantes para saber como tudo estava indo... como alguém quase da família, vejam só...

É isso, essa escritora é tão fantástica que criou alguém ali dentro da própria história que, na verdade, era eu, enquanto leitora. Era eu escutando e conhecendo aquelas pessoas difíceis... Eu ficando tão impressionada que, em um primeiro momento, demorei para ler e quis fugir daquela tristeza, ainda que já tendo comprado o aluguel... quer dizer, o livro. Mas, persisti por vontade de saber o que acontecia... E, nas últimas páginas, eu era quem estava tentada a voltar ao Morro dos Ventos Uivantes para descobrir se tudo ia bem.

Era eu escutando as palavras da boa sra. Dean, "(...) as pessoas que cumprem seu dever são sempre, afinal, recompensadas.", e torcendo para que algo acontecesse de alegre!

Demorei um tempo para começar a tirar as minhas impressões do livro... ele tem me feito pensar bastante e justamente por isso o considero fantástico. Esse livro me instigou. Nele, as pessoas são como são, nem totalmente boas nem totalmente más, e escolhem fazer da vida delas o que consideram apropriado... como na vida real.

Mas a vingança... Quem realmente sofre com uma vingança? Quem realmente se maltrata, se humilha e não se perdoa?

Penso muitas coisas ainda sobre tudo o que li. Mas, tem um pensamento que sempre vai me alcançar mais rápido quando eu lembrar desse livro: perdoar e seguir em frente é uma boa escolha.

O filme? Bem, esse filme que vi, não sei se tem outros...
A fotografia desse filme é ótima! Realmente muito boa!
Já o enredo, na minha opinião, está mais adaptado do que deveria, além de terem cortado do filme a parte que mais gostei: justo o final do livro que fechou a "gestalt", me ajudando a desencadear melhor os pensamentos sobre a história. Por causa disso, não gostei. Leia o livro e só veja o filme se estiver bastante curioso... (Mas, lembrando que essa é apenas a minha impressão leiga... talvez você tenha outra opinião).

Minha dica é: se você gosta de histórias intensas com as desavenças da alma humana; prepare um chocolate quente, sente em uma poltrona confortável e escute o que essas páginas podem te dizer. 

66 comentários:

  1. Oi Lu,,, adorei tua tréplica sobre as manifestações...
    Para se inscrever como convidada no Boteco, é só enviar um e-mail como o teu texto, tua foto e algumas linhas sobre quem é Luiza (ou Lu) Jardim. A única exigência é que o texto seja de tua autoria.
    Veja aqui -> http://botecodeblogueiros.blogspot.com.br/p/inscricao-para-convidados.html

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal!
      Acabei de enviar um e-mail para me inscrever como convidada.
      Obrigada!!! :)

      Excluir
  2. Eu tenho o livro e tá meio que mofando na minha estante, já faz uns anos que comprei mas ainda não tomei coragem para ler. Tenho muita vontade já que todos falam bem do livro e melhor ainda do filme! Já vi um pedaço do filme mas aí fiquei "Nossa tenho que ler o livro primeiro", acabou que até hoje não terminei nenhum dos dois.

    Beijos.
    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! é assim mesmo... quando chegar o seu momento você vai ler...
      Esse livro precisa de momento certo! rs
      Bjs

      Excluir
  3. Oie,
    nossa eu preciso ler este livro. Acho que sou a única que não li ainda kkkk

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, Vanessa... Quando for o seu momento certo você vai ler... cada um com seu próprio tempo! :)
      bjs

      Excluir
  4. Oie Luiza =)

    Li esse livro a algum tempo depois de ter abandonado a leitura três vezes. Ele é realmente um livro muito intenso, com personagens que você ama e odeia com a mesma intensidade.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, é bem intenso...
      Tem que pegar para ler no momento certo, não tem jeito..rs
      Bjs

      Excluir
  5. Lu, eu preciso pegar esse livro para ler de novo. Li lá pelos 14 anos, porque pensei que fosse um livro de terror por conta daquela maldita cena da vela do começo. Mas conforme as páginas iam passando e passando, quando o drama foi se sobrepondo completamente ao terror, eu continuava lendo e terminei o livro com a sensação de que eu tinha lido uma ótima história. Hoje não lembro quase mais nada, por isso preciso reler. Fui pegar o filme para ver recentemente (esse com a Kaya Scodelario), mas desisti de ver antes mesmo de eles ficarem adultos rs Realmente é uma história que precisa ser vista num momento certo para ser apreciada.
    Enfim, curti bastante a sua resenha, adorei a foto, a parte do chocolate quente e as frases destacadas! xD
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tici, não é?
      Essa história tem momento...
      Obrigada!!
      Bjs
      até mais!

      Excluir
  6. Minha mãe adora esse livro.
    Ela leu quando tinha uns 16 anos mais ou menos, e comprei pra ela reler depois de tanto tempo.
    O que eu tenho é outra capa, mas a história é surpreendente do mesmo jeito.
    Adorei a resenha. :)
    Resenha #149 - Mar de Rosas - Quarteto de Noivas - Livro 02 - Nora Roberts.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauri, esse livro é meio de mãe para filha mesmo, né?
      Obrigada!
      Bjs

      Excluir
  7. Amei a resenha do livro beijos!!
    Ja estou seguindo segue meu blog também!!
    http://oficialgarotateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, mas preciso ser sincera e dizer que me encaixo na categoria para quem você não recomendaria o livro! rsrs

    Li até o final, a duras penas, apenas porque é um clássico e eu precisava entender o que ele tem de tão espetacular assim. Apesar de não ser uma das minhas obras favoritas, entendo porque ele é tão consagrado... Vi uma peça, no ano passado, que adaptou a história muito bem!

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thati, a peça de ter sido ótima!
      Sei como é... entendo que nem todos gostem... a diversidade faz parte! :)
      Bjs

      Excluir
  9. Depois da febre dos fans de Twilight, tentei ler esse livro mas.... Não, não deu

    Parabéns pela resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já li e realmente, não existe leitura mais intensa. Chega a ser 'pesado' mas é um clássico!
    Amei seu blog, estou te seguindo! Adorei sua forma de escrever, voltarei sempre!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha, não li ainda, mas morro de curiosidade, minha prima ganhou na escola só me falta enfiar ele no meio da minha lista
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Brubs! Quando for sua hora, você vai gostar de ler! :) bjs

      Excluir
  12. Eu tenho esse livro capa dura edição bilíngue. Me diz pra que eu comprei se não curto clássicos? kkkkkkkkkkkk Tentei ler Jane Austen e não consegui, sei lá, achei boring. E me desanimei ainda mais porque é mais depressivo que outra coisa qualquer. Ah, não, leitura tem que distrair ou botar a gente pra refletir. Pra puxar pra baixo já basta a vida. rs!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, esse livro coloca a gente para refletir, sim... rs
      Mas, entendo o que está falando!
      Bjs

      Excluir
  13. *----*, Tinha medo de ler esse livro, mas de acordo com sua resenha eu vou amar! Tem tudo pra ser um livro perfeito ♥ Preparar o chocolate quente eu preparo, só vai faltar o dinheiro pra comprar o livro! hahahaha Vou colocar ele na lista de desejados.

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainah, essa minha edição de blso foi bem mais baratinha...
      E talvez você também ache em sebos...
      Bjs

      Excluir
  14. Já ouvi, e muito, falarem desse livro. Confesso que sua leitura nunca despertou minha atenção. Mas como estou mais interessado em leitura no momento atual do que na época da minha adolescência, vou procurar esse livro na Biblioteca Municipal de Niterói. E vou buscar pelo filme.

    Você poderia fazer uma página do blog no Facebook ;)

    Beijos e sucesso para o seu blog!
    Testahy
    Curta: Testahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Isso, tenta ler sim, é bem legal!

      Não sei se consigo administrar uma página do face também... fora que estou largando o face atualmente... é muito superficial... geralmente consigo obter mais conteúdos só pelos blogs.......

      Bjs!

      Excluir
  15. Eu sempre quis ler esse livro mas depois que vi a sinopse do skoob pensei que fosse um romance daqueles chatos e eu não gosto muito de romances, então deixei pra lá, mas depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler.

    http://b-reakingfree.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, é bem bom sim! Mas precisa ser lido no momento certo... bjs

      Excluir
  16. Aiinn eu morro de medo de ler livros tristes, pq acabo ficando mal junto kkkkkk
    mas quando o livro é inteligente, como esse parece ser, acaba valendo a pena! excelente resenha!!

    http://virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muita vontade de ler esse livro justamente por causa das cenas tristes rs gosto muito dessas histórias que fogem um pouco do clichê

    pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... então você vai gostar! Foge do clichê mesmo! bjs

      Excluir
  18. Parece muuuuito bom :)
    Aliás, livros clássicos nunca são muuito fáceis de compreensão né?Mas enfim, ainda bem que goooostou <3

    beeeeijos flor ^^
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Parece super ótimo esse livro,estou afim de comprar livros assim e esse vai ser um deles depois da sua resenha <3
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. eu queria muito ler. mas minha irmã leu, e disse que é um livro muito pra baixo. ela disse que talvez leu no momento errado. maseu não gosto de cosias tensas nem nada, então...
    beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, realmente é preciso o momento certo...
      Quem sabe um dia você lé ainda... ;)
      bjs

      Excluir
  21. Não conhecia :))
    Beijinhooo*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderExcluir
  22. Não curti nem um pouco esse livro. Para mim, o problema dos protagonistas foi a falta de comunicação, duas frases e estaria tudo resolvido!! Morro de antipatia da catherine e do Heathcliff... hehe... mas que bom que gostou tanto da leitura!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, entendo...
      Acho que muitos dos problemas estão na comunicação... Nem sempre o que é falado, é o mesmo que se escuta...
      Bjs

      Excluir
  23. Lu, li O Morro dos Ventos Uivantes já faz algum tempo. Ele é maravilhoso e tem o poder de dar um "tranco" no leitor. É como se você lesse uma história real, mas que assusta, pois existem algumas atitudes politicamente incorretas que não esperamos ler em uma ficção. Eu adorei e sua resenha vai direto ao ponto, como leitora, às vezes, sentia vontade de ir lá e ajudar os personagens. A estória é tão forte, que também levei um tempo após a leitura para definir se tinha gostado ou não. Não vi o filme porque quero ter em minha mente apenas o livro, mas encontrei uma música sobre o filme que é bem o resumo do livro, até a música dá arrepios, já ouviu Wuthering Heights de Kate Bush?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, acho que já ouvi essa música em algum momento...
      Mas não lembrava mesmo! rs
      Estou ouvindo agora!
      Obrigada!
      Bjs

      Excluir
  24. Eu sempre quis ler este livro pela quantidade de vezes que ouvi todo mundo falando bem dele mas acho que nunca o fiz por ele parecer muito monótomo!

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabele, o livro é muito bom...
      Mas você precisa pegar para ler na sua hora certa...
      Ou pode acabar desistindo... Bjs!

      Excluir
  25. Não lemos ainda esse livro, mas a nossa tia já tinhamos no falado desse livro e emprestado para lermos, mas ainda não lemos.

    Bjs

    www.onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Luiza! Esse livro é MARAVILHOSO! Eu tive que ler duas vezes seguidas, porque achei que faltava alguma coisa pra entender bem o que aconteceu, mas na verdade era aquilo ali mesmo.

    Recomendo que escute a música que a Kate Bush fez como se fosse a Cathy cantando, eu fico toda arrepiada toda vez que escuto!!

    Adoro o cover dessa menina:
    http://youtu.be/pkTF5DRBxpI

    Beijoo, Gabe!

    Blog Mundo Mágico dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o link da música cover!
      Realmente é de arrepiar... é como se eu estivesse lendo o livro de novo...rs
      Obrigada! bjs

      Excluir
  27. Tem um monte de filmes com essa história! Eu acho que vi uns dois.
    Olha, é um romance difícil, como você disse. É vagaroso de ler e por vezes a gente fica até meio aéreo pela quantidade de coisas tristes.
    Li na adolescência e confesso que fiquei com muita raiva porque estava numa época em que esperava por romances açucarados, e não é o que encontro aqui. Nem de longe é o que encontro aqui.
    Mas eu amo esse livro e amo Rat e tudo o que essa história envolve!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, vou procurar pelos outros filmes, então...
      Porque o que vi nem gostei...
      Muito legal saber que você também gosta! bjs

      Excluir
  28. Eu cheguei até a metade desse livro e posso dizer que foi uma luta não ganha. Tava na meta de leituras para janeiro desse ano e eu não consegui concluir. Minha irmã tem o filme aqui em casa mas disse que é chato e tals, acho que vou dar uma segunda chance pro livro. O que mais me irritava era a arrogância mórbida da Catherine! Tinha momentos que eu queria arrancar a cabeça dela rsrsrs.
    Amei a resenha.
    Beijs!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... quando chegar o momento você vai conseguir até o fim... :)
      Esse livro é pensante, intenso, precisa de uma dedicação maior... :)
      Bjs

      Excluir
  29. Tentei ler esse livro, ainda consegui chegar na metade, mais foi difícil, achei o livro cansativo e não me prendeu em nada, até dei o meu livro para uma parente nem sei se ela leu.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Denise... quem sabe em algum outro momento, não é? :) bjs!

      Excluir
  30. Bom dia Luiza,

    Esse é um clássico que dever ser livro e um verdadeiro romance, as pessoas acham que romance é ver a moça bonita ficar com o rapaz bonito, mas a realidade é bem mais do que isso, se gostam de fantasia leiam livro do gênero.....kkk...parabéns ela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, obrigada pelo comentário!! :)
      Concordo, esse é um verdadeiro romance...
      Até mais!

      Excluir
  31. Oie, td bom?

    Eu tenho uma opinião meio conflituosa sobre essa história, inclusive está na minha lista de releituras por causa disso. Quando li pela primeira vez, eu li achando que seria um romance estilo Orgulho e Preconceito, já que tantas mocinhas são apaixonadas pelo Heathcliff. Só que não é, né? É uma história diferente e eu acho que negligenciei o "resto" da história, focando só no romance.

    Enfim, precisa de uma releitura hehe

    Beijão!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, é diferente mesmo!
      Só os campos me lembram a Jane Austen...rs
      Bjs

      Excluir
  32. É um dos meus livros favoritos, Luiza. Adoro! Mas concordo com você que não é para qualquer um. Esses personagens são complexos, são problemáticas, são macabros, mas ao mesmo tempo são tão humanos. É uma pena que eles tendam à autodestruição, mas acho que esse tom melancólico é o torna o livro único. Emily Bronte definitivamente não tem medo de tragédias.
    Beijo!
    http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu