quinta-feira, 7 de maio de 2015

As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley

Olá!
Voltei para escrever um pouco sobre "As Brumas de Avalon"!
Gente, sim, adorei essa história!
Principalmente pelo que ela me fez pensar sobre a vida em geral...
#boaleitura


Esses quatro livros contam a história de um lugar chamado Avalon, que tinha seu jeito próprio de pensar o mundo, mas também discorre sobre o reinado de Arthur e da religião cristã - além de muitas outras coisas: fenomenal, você tem que ler para saber!

Morgana, a Sacerdotisa de Avalon que tem grande poder nessa narrativa, é irmã de Arthur e recebe de herança de uma família com sangue real druida a missão de ser Senhora do Lago e tentar fazer com que Avalon e seus costumes não se percam do mundo - escondidos nas Brumas. Aliás, brumas essas que os próprios druidas e sacerdotisas - homens e mulheres de Avalon - optaram por utilizar para esconder o lugar daqueles que tentavam ofendê-lo e retirá-lo da história do mundo... Deu para entender? Talvez não, porque a história é boa demais para ser resumida em poucas linhas, galera - leiam! :)

O fato é que Morgana, o Rei Arthur, Lancelote e todos os outros personagens vão vivendo suas vidas da melhor forma possível - do jeito que conseguem em meio aos problemas de cada um; o tempo passa e vamos acompanhando a velhice deles chegar. Acredito que no fim, todos nós vamos nos perguntar se o que fizemos de nossas vidas realmente foi o certo - se cumprimos a nossa missão. E esse é o questionamento também dos personagens. É aí que está lindamente escondida a mensagem que o livro me passou e estou feliz de ter sentido através das entrelinhas.

Qual mensagem? Ficou curioso (a)?

Como não é spoiler, é apenas a minha impressão da história e só quem chegar no fim vai concordar ou discordar, lá vai! 

Para mim, Avalon pode se perder nas brumas e não existir mais no mundo da mesma maneira que nós todos e todas as civilizações antigas que já não existem - se perdem. Existe sempre o dia em que o mundo se modifica - o tempo passa, as histórias passam, novas famílias, sociedades e jeitos de viver  nascem e morrem. Mesmo agora estamos presenciando mudanças que, para nós da geração de 80 /90, não significam tanto - mas para nossos pais e avós, com certeza, são um salto do mundo que eles conheceram para outro inteiramente novo.

E aí? O mundo antigo morre de vez? As civilizações acabam totalmente? Avalon nunca existiu? Ninguém sabe, ninguém viu?

Calma, minha gente - a morte não é o fim. Quando morremos, deixamos um pouco de nós no mundo e esse pouco (ou muito, melhor), é transformado em algo importante para aqueles novos que ficam - sejam pessoas ou outras civilizações. Sabe aquele ditado: "Nada se perde, tudo se transforma"? Foi justamente para ele que meu pensamento foi ao acabar de ler As Brumas de Avalon. As histórias são finitas, o tempo passa, nós passamos. Mas deixamos nossa contribuição, seja qual for - um filho, uma árvore, um livro, um blog, um jeito de falar que seus amigos passaram para os filhos, uma receita, uma crença... Qualquer coisa que vai se encaixar em um novo mundo, que não será mais o nosso, mas existirá graças ao que plantamos e construímos agora.

E assim termino: viva a vida, vivam as forças da natureza, viva a Deusa! (rs)

E leiam esses livros: muito bons! :)

E, para quem quiser, fica o link com o filme "As Brumas de Avalon" no You Tube:



Até mais! :)

10 comentários:

  1. Haha! Viva a deusa!!!
    A Marion está na lista de autores favoritos. Depois d'As brumas li vários livros. Viciei!! :D

    Blog Mundo Mágico dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza! Tudo bem? Nossa, você conseguiu aguçar a minha curiosidade para ler o livro, hein? Quero ler esses livros e ver se consigo captar as mensagens das entrelinhas! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece uma ótima série de livros. Já vi em muitas promoções mas nunca tinha ficado curiosa, mas agora estou.
    beijos.
    http://www.amandatelo.com/

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    Pretendo ler este livro pronto.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijinhos dende Espanha e boas leituras! :)

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não os li Lu, aproveitei uma promoção do Submarino e comprei o pacote fechado. Quero muito ler, mas queria lê-los em sequência e para isto eu teria que aproveitar um período de férias do trabalho. Foi bom ler sua resenha, pois a única coisa que sabia era que tinha a ver com Rei Arthur e só. Você os leu em sequência? Gastou quanto tempo?

    ResponderExcluir
  6. Esses livros têm uma narrativa viciante, né? Que fazem a gente desejar que Avalon tenha existido e que exista até hoje, em meio as brumas. Eu não sou muito fã dos últimos livros dessa série, mas ela me fez amar a Morgana de um jeito que não importa como as novas versões a retratam, eu sempre irei amá-la! *-* Bjos, Lu! Saudades!

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  7. Oii ! Tudo bem?
    Olha, eu tenho esses livros, mas nunca interessei em abrir. Agora, depois do que você escreveu, pintou uma vontade de pegar e ver o que tem neles hahah
    Bjoo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu sempre tenho vontade de comprar esses livros no submarino, mas acabo deixando de lado.
    Agora que li sua resenha vou com certeza comprar
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Wow, esses livros me perseguem. Sempre que eu entro no Submarino eles me encaram :p mas algum dia eu sei que eu vou acabar comprando por que parecem ser bem legais!!

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiza!
    Eu só li o primeiro livro dessa série, mas ainda quero terminar os outros. Tenho uma amiga q é muito fã, e está sempre me incentivando, mas como não é bem o meu gênero preferido, eu estou sempre protelando. Quem sabe um dia.
    Bjos!

    Coisas que eu sei que eu sei

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu