Olá! A resenha de hoje será sobre um filme que descobri sem querer e acabei comprando porque fiquei muuuito curiosa! #bomfilme
Sim, o nome do filme é "Amor e Inocência" e não, não é o nome de um romance da Jane Austen, embora pareça.
Mas, o filme, pelo que dizem, foi inspirado mesmo na vida da escritora, procurando contar a provável história de amor da mesma. E, claro, depois que li isso fiquei enlouquecida e comprei - até porque foi super baratinho o que só me deixou com mais vontade de ter logo! rs
Bom, não posso contar muito sobre a história aqui para não estragar as surpresas do filme, claro.
O que posso dizer é que a Jane parece uma de suas personagens, estando entre o amor verdadeiro e pobre e um casamento lucrativo. Isso posso mesmo contar porque está descrito no próprio resumo do filme, na capa.
No começo da história, achei que iria detestar o filme e odiar o ser amado pela Jane... Como era de se esperar, no final eu já estava concordando com os sentimentos da escritora e adorando ter assistido esse romance. Apesar de um pouco angustiante ou até mesmo por causa disso, me fez pensar.
Amo filmes de época, mostrando aqueles tempos de bailes, danças bonitinhas e sincronizadas, roupas pesadas e elegantes, diálogos com vocabulário rico e envolvente... Só por isso, o filme já valia.
Cabe dizer, valeu, na verdade, por mais do que isso. Ao fim da história comecei a pensar sobre como a independência e a ruptura com o antigo parecem ser tão importantes para se construir um novo amor.
Indica ser o oposto da felicidade de um novo casal o que pensei, mas até para os dias atuais essa questão me parece ser relevante.
Para se criar o novo é necessário ter condições emocionais e financeiras para romper com o velho - deixar que a história que passou possa servir de adubo para a vida que quer desabrochar...
Enfim, como vocês podem perceber (se é que alguém vai ler isso aqui....rs), o romance me fez filosofar bastante... Não sei se vocês terão as mesmas opiniões que eu, no entanto, considero bem legal poder indicar o filme, principalmente para os fãs de Jane Austen! Super indico! :)